fbpx

O Que São, Como Funcionam e Para Que Servem as Caixinhas do Nubank

65

Desvendando o Mundo Financeiro das Caixinhas do Nubank

As “Caixinhas do Nubank” são uma inovação no cenário financeiro, projetadas para ajudar os clientes a economizar e investir de forma personalizada.

Este artigo explora o conceito, o funcionamento e o potencial de rendimento dessas Caixinhas, oferecendo insights sobre como utilizá-las para alcançar seus objetivos financeiros.

O que são as Caixinhas do Nubank:

As Caixinhas são uma ferramenta revolucionária do Nubank que permite aos clientes guardar dinheiro de forma organizada, com metas específicas em mente.

São como cofrinhos eletrônicos, mas com um toque de modernidade.

Invista no exterior sem taxas com a Nomad

Cada Caixinha é criada com um propósito, desde uma reserva de emergência, com resgate a qualquer momento, até objetivos de longo prazo, como uma viagem.

A grande diferença é que seu dinheiro não fica parado – ele pode render.

Você tem a liberdade de criar várias Caixinhas para diferentes metas, definir quanto deseja economizar e com que frequência fará depósitos.

Por exemplo, você pode alocar uma parte do seu salário para a Caixinha “Reserva de Emergência,” outra para “Férias” e mais uma para “Abrir meu próprio negócio.”

O Que São, Como Funcionam e Para Que Servem as Caixinhas do Nubank
O Que São, Como Funcionam e Para Que Servem as Caixinhas do Nubank (Imagem: Reprodução)

Como funcionam as Caixinhas do Nubank:

Ao criar suas Caixinhas, você determina quanto dinheiro deseja guardar para cada objetivo específico.

Isso permite visualizar o progresso em direção às suas metas de forma personalizada.

O Nubank esclarece que todas as Caixinhas incluem algum tipo de investimento.

Existem três opções de investimento:

  1. RDB Imediato: Com essa opção, você pode resgatar e transferir o dinheiro para sua conta quando desejar, proporcionando flexibilidade.
  2. RDB Diário: Nesse caso, o resgate requer um dia útil, o que pode ser ideal para objetivos de médio prazo.
  3. RDB Planejado: Essa opção permite que você escolha a data de resgate, adequando-se a metas com prazos específicos.

Quanto rendem as Caixinhas do Nubank:

Assim como em uma conta comum do Nubank, as Caixinhas têm potencial de rendimento.

Naquelas com possibilidade de resgate imediato e diário, o rendimento é de 100% do CDI.

Para as Caixinhas com prazos específicos de resgate (RDB Planejado), o rendimento aumenta ao longo do tempo, ultrapassando 100% do CDI.

O CDI, que está atualmente em 12,65% ao ano, é diretamente influenciado pela taxa Selic, a qual se encontra em 12,75% ao ano.

Quanto mais tempo seu dinheiro permanecer investido, maior será o rendimento em relação ao CDI.

Porém, diferentemente da Nuconta, onde o seu dinheiro só apresenta rendimento após 30 dias, nas caixinhas o rendimento aparecerá após 1 dia útil.

Conclusão

Em resumo, as Caixinhas do Nubank são uma ferramenta flexível e personalizável que pode ajudar a impulsionar seus objetivos financeiros.

Seja você um poupador de curto ou longo prazo, essas Caixinhas oferecem a oportunidade de economizar com rendimentos atrativos.

Eu, particularmente, utilizava a Nuconta do Nubank para guardar o meu dinheiro do dia a dia.

No entanto, com a criação das caixinhas, o dinheiro parado na Nuconta parou de render imediatamente e passou a apresentar somente após 30 dias.

Como resultado dessa alteração, eu parei de utilizar a Nuconta para o meu dinheiro do dia a dia, pois já existiam outras opções com rendimentos automáticos, como o Iti (que não cobra IOF e rende mais nos 30 primeiros dias por conta disso), e esse novo passo de ter que criar uma caixinha me incomodava um pouco.

Similarmente às caixinhas do Nubank, o Iti criou suas Metas, nos mesmos moldes das caixinhas, acabando com o rendimento automático de sua conta.

Ao passo que o seu dinheiro parado na Nuconta começa a apresentar rendimento após 30 dias, no Iti nem isso acontecerá mais.

Ou seja, a partir de outubro de 2023 você é obrigado e criar Metas e enviar o seu dinheiro para lá caso queira ter algum rendimento no Iti.

Apesar disso, eu continuo utilizando o Iti para o meu dinheiro do dia a dia, pois como é um dinheiro que eu vou utilizar durante o mês, o fato dele não sofrer incidência de IOF faz com que renda mais que as caixinhas do Nubank no curtíssimo prazo.

E você, o que acha das caixinhas do Nubank?

Comente aqui o que você achou desse post.

Aproveite para me seguir no Instagram.

Bons investimentos!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More