fbpx

O Tesouro Direto É Mais Seguro Que a Poupança?

903
O Tesouro Direto, além de mais rentável do que a Poupança, é um investimento muito mais seguro. Pois o seu garantidor é o Tesouro Nacional.

Se você está pensando em dar um salto gigante no mundo dos investimentos, então este artigo é para você! Hoje, vamos falar sobre uma opção de investimento que tem ganhado cada vez mais destaque entre os brasileiros: o Tesouro Direto. Você já ouviu falar dele? Se você está se perguntando, “O Tesouro Direto é seguro? Como funciona? É melhor do que a poupança?”, então você está no lugar certo!

Ao longo deste artigo, vamos mergulhar fundo no universo do Tesouro Direto e descobrir por que ele é considerado um investimento mais seguro do que a poupança. Vamos desmistificar a ideia de que a poupança é o investimento mais seguro do Brasil e mostrar como o Tesouro Direto pode oferecer uma alternativa mais rentável e segura.

Desde a garantia do Tesouro Nacional até a comparação com a segurança da poupança, passando pelo entendimento do que realmente significa investir em títulos do Tesouro Direto, estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas. Portanto, se você está buscando entender melhor sobre o Tesouro Direto e como ele pode fazer parte da sua estratégia de investimentos, continue a leitura e vamos juntos nessa jornada financeira!

A Garantida da Caderneta de Poupança

A Caderneta de Poupança ainda é a queridinha dos brasileiros, pois é considerada muito segura. Acredito que isso vem mudando com o aumento da educação financeira da população.

Invista no exterior sem taxas com a Nomad

Além disso, sua rentabilidade está muito atrás de investimentos tão ou mais seguros, como os títulos do Tesouro. Como resultado, os investidores tendem a buscar novas opções.

E quais são as garantias de fato da Poupança?

A primeira é a da própria instituição em que a conta da caderneta foi instituída. Portanto, a solvência do banco em questão está diretamente ligada as contas abertas nele.

Em adição a isso, temos a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que resguarda até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira.

Desse modo, para que se perdesse o dinheiro aplicado, precisaria não só que seu banco estivesse insolvente (quebrado), como também o FGC.

De certo, é uma situação improvável, mas não impossível.

Matéria de O Globo sobre o confisco da Caderneta de Poupança em 1990

Talvez você não tenha vivenciado esse momento na história, mas em 1990, a Poupança foi confiscada pelo governo Collor.

Onde as contas com depósitos acima de 50 mil cruzados novos, tiveram seus recursos retidos por 18 meses.

A Garantia do Tesouro Direto

Apesar dos títulos públicos terem surgindo muito antes da Poupança, eles ainda estão se difundindo entre os investidores.

Diferentemente da Poupança, o Tesouro Direto não possui garantia do FGC. Entretanto, isso não se trata de uma desvantagem, pois seu garantidor Tesouro Nacional.

Em outras palavras, é preciso que o país se torno insolvente para que você não receba seu dinheiro. Ora, se o país quebrou, diversas instituições financeiras já afundaram antes disso, bem como o FGC.

Por isso, o Tesouro Direto é mais seguro que a Poupança. Além do mais, todo o capital está garantido pelo Tesouro e, não somente até R$ 250 mil.

Colocando de lado questões políticas, estamos falando de uma das maiores economias mundias, bem como de uma das maiores extensões territoriais.

Aliado a isso, temos desde 1994, uma moeda muito mais forte e uma inflação mais controlada. De tal forma, que as condições macroeconômicas brasileiras sejam bem mais sólidas hoje.

Se você quiser conhecer melhor o Tesouro Direto, leia esse artigo: O Que É O Tesouro Direto

Reavaliando sua estrutura de investimentos

Com essas novas informações, acredito que você possa refletir e avaliar se sua estrutura e estratégia de investimentos está adequada a seus objetivos.

O Tesouro Direto é uma opção valiosa de Renda Fixa, seus retornos no longo prazo são bem atrativos.

Por fim, o empenho do Tesouro em facilitar a entrada de novos investidores no mercado é louvável, visto a criação da plataforma do Tesouro Direto.

Soma-se a isso, o fato de que desde março de 2015, a liquidez do Tesouro Direto passou a ser diária. Dando ainda mais vantagem a esse investimento.

Como sempre, tenho uma pergunta para você…

O que você achou deste artigo? Ficou com alguma dúvida ou discorda de algo? 

Quero muito saber sua opinião sobre o assunto.

Basta deixar um comentário logo abaixo.

Até a próxima!

6 Comentários
  1. Guilherme Oliveira Diz

    Que interessante, sempre achei que a Poupança fosse o investimento mais seguro do país. Vou avaliar essa questão dos títulos do Tesouro com mais calma.

    1. Fábio Diniz Diz

      Pois é Guilherme, grande parte tem essa visão, muito pelo fato da Poupança ser o investimento mais conhecido e bastante antigo.

  2. Dinho Santos Diz

    Ótimo artigo. Estou começando agora, vi o seu artigo muito espero poder escrever mais artigos como este no futuro. Obrigado por compartilhar essas dicas.

    1. Fábio Diniz Diz

      Olá Dinho, tudo bem? Que bom que gostou. Vamos fazer mais sim, fica de olho no nosso site que sempre tem coisa nova.

  3. Renato Diz

    Excelente artigo.

  4. Imporia Diz

    Ótimo!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More